José Ferraz de Almeida Júnior foi um dos principais nomes da pintura do século XIX, no Brasil e um dos responsáveis pela inserção de São Paulo no panorama das artes.
Estudante da AIBA- Academia Imperial de Belas Artes no Brasil, em 1876, recebe do imperador D.Pedro II uma bolsa para ampliar seus estudos na EUROPA.
É com ele que o homem brasileiro ingressa pela primeira vez na pintura. Consagrado pela temática regionalista, soube transitar pelas mais diversas correntes européias procurando tirar de todas, o que cabia em sua arte e em sua vontade de ser um artista de seu tempo e de sua gente.
Almeida Júnior abraçou quase todos os gêneros da pintura, das naturezas-mortas às paisagens, das obras religiosas aos retratos.
A última década do pintor foi marcada pela sua diversidade temática, com especial destaque ao universo caipira. São desse período as obras Caipira Picando Fumo, O Violeiro, Saudade, entre outras que marcaram a crítica e a historiografia brasileira no que se refere à renovação dos assuntos, à importância dos gestos, à discussão sobre a luz e ao realismo de seus personagens e cenários.
Música: Valsa a Corte na Roça (Arr. by Marcus Viana)