Impressionista por excelência, suas telas transmitem uma sensação singularmente viva e penetrante da cena. Considerado o pintor das águas, em 1872, comprou um velho barco de pesca, construiu uma cabana de madeira e nela apenas o suficiente para montar um cavalete e o seu estúdio flutuante. Monet disse:” Gosto de pintar o ar onde descansa a ponte, a casa e o barco, a beleza em que estão imersos e isso é um pouco menos que o impossível.”
O termo “impressionismo” surgiu em 1874, quando um dos seus quadros – “Impressão, Nascer do Sol”, criticado por retratar a impressão de uma cena e não a realidade, deu nome ao movimento artístico impressionista.
A partir de 1900, o interesse de Monet foi pintar o jardim da sua residência de Giverny, considerado por ele a sua obra mais charmosa, e que o inspirou a criar várias séries e aproximadamente 250 telas.
Alguns críticos de arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos. Sua principal característica artística era a criação de efeitos de luz, os matizes das águas e os reflexos do colorido das flores por meio de pinceladas rápidas com impressões fugitivas.