Rembrandt Harmensz van Rijn (1606-1669), um dos mais importantes pintores do barroco europeu, nasceu em Leiden, na Holanda. Sabe-se que tinha uma veia conservadora que o fazia permanecer apegado a sua terra, ao contrário dos artistas do seu tempo que desejavam ir à ITÁLIA.
O cauteloso traço do pincel e o liso tratamento da fina e homogênea capa de cor diferenciava a sua arte. Dentro da categoria tradicional das representações de gêneros, o tema dos sábios despertou uma afinidade especial em Rembrandt. Considerava a velhice a idade ideal para mostrar a riqueza da vida interior adquirida com a experiencia e o sofrimento.
As figuras de velhos filósofos , santos e profetas eram o pretexto perfeito para modelar seu interesse pela ancianidade.
Em 1632, pinta um dos seus quadros mais famosos:” A lição de anatomia do Doutor Tulp”, obra que revolucionou a ideia de retrato de grupo, à época.
Em 1642, no mesmo ano em que faleceu sua mulher Saskia, deu por concluído seu quadro maior e mais famoso, “Ronda Noturna”.
E em 1662, pinta a excepcional obra” Os Síndicos da Corporação de Tecelões” , uma autentica galeria de retratos e um dos seus últimos grandes retratos de grupo.