Pablo Ruiz PICASSO (1881-1873), um dos grandes protagonistas da arte contemporânea tem a sua a obra classificada em fases: modernista, fases azul e rosa, cubista e surrealista.
Na fase azul a alienação dos personagens era total e a cor significava silêncio e tristeza. A ela pertencem obras como: ” La vida”, “El Guitarrista ciego” , “La Celestina” e temas como o papel recorrente e totêmico da mulher e dos autorretratos que sempre foram um dos seus gêneros favoritos.
Já na fase Rosa expressa mais do que a liberdade, a vontade de fugir do cotidiano. Os personagens dos seus quadros passam a ser os do circo – acrobatas, arlequins, saltimbancos e atores.
Em 1907, a obra ” Les Demoiselles d’Avignon” estabelece uma revolução contra a tradição, uma manifestação de desprezo pelas convenções artísticas e sociais. Dá-se início a sua fase cubista e uma caracterização por uma geometrização cada vez mais acentuada.
Ambivalência e ambiguidade das imagens qualificam a pintura do Picasso e 1926 passa a ser o ano que, a partir do qual, se considera que as obras do Picasso eram de manifestações surrealistas.
Dentre as obras mais famosas citamos: ” Les Demoiselles d’Avignon” e “Guernica”, que representa para muitos a desesperança da guerra.
#pintura #pinturaaoleo #painting #art #oiloncanvas #oilpainting #galeriasdearte #arte #fatimapio #inspiration #portrait #aulasdepintura #historiadaarte #arteabstrata #figurahumana #artfigurative #impressionismo #pintores #retratos #aulasonlinedepintura #naturezamorta #surrealismo #cubismo #pablopicasso