Pierre Auguste RENOIR gostava de pintar pessoas em suas distrações. Começou como decorador de porcelanas e depois dedicou-se à ilustração de leques. Concluiu cerca de seis mil obras nos seus quase sessenta anos de atividade- a mais avultada obra da vida de um artista, antes de Picasso.
“Quando imagino se tivesse nascido num meio intelectual! Teria necessitado de anos para livrar-me dos preconceitos e ver as coisas como elas são. E talvez tivesse ficado com mãos desajeitadas.”
Dizia que no museu encontrava o gosto pela pintura que a natureza por si só não podia dar.” Não é diante de uma paisagem bonita que se diz: quero ser pintor, mas sim perante um quadro”.
Sempre animado e cheio de alegria, apresentou esse entusiasmo no quadro mais significante da sua obra “Le Moulin de la Galette”— uma vez nomeado o mais bonito do século XIX.
Num tempo, em que ao seu redor se propagava o medo existencial, desespero e o mal-estar da vida burguesa, Renoir nunca deixou de projetar nos seus quadros a possibilidade de uma vida em felicidade e harmonia.
Le Moulin de la Galette(Dança no “Moulin de la Galette, 1876) 131x175cm está em Paris, Musée de Orsay.
#pintura #pinturaaoleo #painting #art #oiloncanvas #oilpainting #artsp #galeriasdearte #arte #fatimapio #museum #notasdecolor #gallery #pinacotheque #collectionarts #Renoir #MuséeDeOrsay
#aulasdepintura#historiadaarte