Henri Toulouse Lautrec foi um pintor pós-impressionista, litógrafo e um grande intérprete da vida boemia parisiense. Revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários e ajudou a definir o estilo que, posteriormente, seria conhecido como “Art Nouveau”.
Era a Paris da “Belle Époque” , da boemia, das farândolas e dos vícios ocultos das classes acomodadas. Assim Lautrec apresentava a cidade que ele imortalizou e que muitos queriam silenciar, livre de convencionalismos e estereótipos.
Atrevido, arriscou muito, optou por um estilo próprio e pelo distanciamento dos critérios acadêmicos. Viveu intensamente a vida, refém do seu próprio destino foi vítima de muitos avatares e dele mesmo. Excelente desenhista e com um aguçado sentido de síntese, ninguém superava o domínio do seu traço e a sua expressividade.
Toulouse Lautrec e a Casa de espetáculo Moulin Rouge formaram um binômio absolutamente inseparável. Ali, entre bailarinas, pintou muitos quadros. Em 1894, pinta “En el salón del burdel de la rue des Moulins”, uma das obras que o consagrou.