Posted by on Fev 2, 2021 in Blog, Édouard Manet, Fátima Pio | Comentários fechados em Édouard Manet (1832 – 1883)

Édouard Manet (1832 – 1883)
Figura rica, talentosa e controversa, apesar da estreita amizade com Degas, Monet e Renoir nunca se uniu oficialmente aos impressionistas, nem participou de exposições do grupo.
“Era no Café Guerbois que Manet reunia pintores e escritores. No centro da mesa se sentava e dirigia as discussões deixando clara a sua determinação de pintar a vida moderna livre das convenções do seu tempo. Aqueles conflitos de opiniões sempre injetavam reservas de entusiasmos.” O seu objetivo era desenvolver um novo estilo de pintura que fosse mais além dos limites das artes do Salão, dominado pelo pensamento conservador.
No século XIX , a vida artística da França estava controlada pela Academia de Belas Artes e cada vez mais os artistas buscavam nas salas do Museu de LOUVRE uma possível alternativa de aulas. Manet, convencido da utilidade do estudo dos clássicos e na tentativa de descobrir os segredos dos grandes mestres, passava o tempo nas salas do Louvre. Sua obra se baseou em um atento estudo dos pintores Velazquez, Goya e Rubens.
“Le déjeuner sur l´herbe”, uma das suas obras primas exposta no Salão dos Recusados em 1863, chegou a provocar escândalo e notoriedade na época. Hoje, ela se conserva no Museu de ORSAY, em Paris.
Referencia: Los impresionistas se entretienen
Visit Us On FacebookVisit Us On PinterestVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram